Cartão Fidelidade: como usar gatilhos mentais nas suas promoções

Existem inúmeras preocupações quando se é dono de um negócio, mas as principais recaem em questões como, por exemplo, “como faço pra ter mais clientes?” e “o que fazer para fidelizar os que já são?” A verdade é que não existe receita de bolo, mas é possível recorrer a estratégias que não desperdiçam seus esforços, como o uso do Cartão Fidelidade.

Você concorda que atrair a atenção do seu consumidor e engajar o seu público são formas de facilitar a conversão e a venda? Pois é, os gatilhos mentais são usados constantemente para instigar a tomada de decisão, ou seja, aquele momento em que o consumidor decide pela compra do seu produto e/ou serviço. Porém, antes disso, eles são capazes de driblar possíveis questionamentos e objeções.

IMG Cartão Fidelidade

Antes mesmo que as pessoas definam uma ação, elas já fizeram suas escolhas inconscientemente. Por outro lado, para que elas cheguem a um nível de consciência que as motive a comprar algo, é necessário apelar para o âmbito emocional. Isso quer dizer…para os gatilhos mentais! Selecionamos os principais gatilhos mentais para você colocar em prática e vender mais com as suas promoções:

Escassez

Você já ouviu o ditado “é preciso perder para dar valor”? Pois é, mas todo mundo prefere não perder. O segredo do gatilho mental de escassez está em despertar nas pessoas uma sensação de que a compra precisa ser feita o mais rápido possível, antes que a oportunidade tenha fim. Por isso, para usá-lo, é importante instigar uma decisão rápida. É mais ou menos o que acontece quando você anuncia “CORRA, ANTES QUE ACABE”, “ÚLTIMA OPORTUNIDADE”; entre outras possibilidades.

Uma dica valiosa: nunca ofereça uma oportunidade que custe a credibilidade do seu negócio. Usar o gatilho mental de escassez para chamar a atenção do seu público é mais do que indicado, mas a oportunidade deve ser real! Isto é, faça uma promoção atraente o bastante para chamar atenção dos seus clientes, mas sem enganá-los!

Urgência

Esse gatilho mental é usado para ativar um comportamento por impulso e, por isso, usa palavras como agora, imediatamente, só hoje, entre outras, como aliadas. Aliás, muito se assemelha ao gatilho mental de escassez – já que ambos estão relacionados ao tempo.

Antecipação

todas as pessoas carregam expectativas, certo? O melhor exemplo disso, comercialmente falando, é a Black Friday. No período que antecede a data é muito comum que haja economia com gastos supérfluos ou excessivos, com a finalidade de comprar um produto muito desejado por um valor menor. O segredo do gatilho mental de antecipação está em fazer com que o consumidor se sinta atraído por determinada oferta, mesmo que ele não precise do produto naquele momento.

A dica de ouro aqui é abusar do seeding, ou seja, preparar o terreno para a compra e ir semeando a curiosidade do consumidor. Para clarear as ideias em relação a esse gatilho basta pensar no trailer de um filme. Antes do lançamento do filme é muito comum que o trailer gere expectativas e deixe as pessoas curiosas.

Com o Cartão Fidelidade Digital você pode enviar notificações para o celular do seu cliente e informá-lo sobre as novidades, usando o gatilho de antecipação!

Reciprocidade

Quando você oferece ao potencial cliente a oportunidade de ter uma experiência especial, ele se sente importante e a probabilidade de que ele adquira seu produto ou serviço é enorme. Quando você oferece um prêmio, uma amostra e uma promoção de valor, na qual ele ganha algo, você está usando esse gatilho!

Aí vai uma dica: cuidado para não dar a impressão de que deseja somente lucrar. Use e abuse das suas promoções, mas use todo poder da comunicação para mostrar que quem sai ganhando é o seu cliente! Exemplo de notificação:

Bora lanchar?
Chama o crush! ❤ 2 sanduíches pelo preço de um!

Prova social

O gatilho mental da prova social é usado para mostrar ao seu futuro cliente experiências positivas com a sua marca. Como todas as pessoas gostam da sensação de pertencimento, ele acaba sendo um gatilho mental muito poderoso. Logo, se você lança uma promoção e ela ganha o coração dos seus clientes,por exemplo, possíveis amigos vão acabar se interessando pelo seu estabelecimento!

O Cartão Fidelidade Digital é uma oportunidade incrível de fidelizar clientes a partir de promoções incríveis na sua loja! Ainda não faz parte do time de empresas que o utilizam? Acesse agora cartaofidelidadedigital.com.br e ganhe 30 dias para experimentar!